Pesquisar

O que é o Instituto da Caridade?

O Instituto da Caridade é responsável pela formação de trabalhadores especializados para atuarem em todos os setores de assistência e promoção social da Casa do Caminho, bem como na promoção da família, por intermédio da educação pelo trabalho.

Objetivo

  • Cuidar da família e realizar ações que tragam recursos para a assistência material, seja através de vestimentas, alimentos, medicamentos, ou produtos de higiene pessoal;
  • Criar novas oportunidades de trabalho como fonte de renda;
  • Cuidar dos idosos para que sintam acolhidos e amparados;
  • Realizar ações que visem a assistência aos lares.

Projetos

  • Sopa Fraterna Bezerra de Menezes;
  • Atendimento à Família;
  • Bazar de Usados/Doações;
  • Campanha de Fraternidade Auta de Souza;
  • Caravana Francisco de Assis;
  • Trabalho Comunitário com as famílias;
  • Eu te Vejo – Trabalhando com moradores de rua;
  • Trabalhando com o Idoso – Projeto Jesus e Você;
  • Caravana da Assistência Jerônimo Candinho;
  • Assistência à Gestante;
  • Vestindo Jesus;
  • Empreendedorismo com Amor – Oportunidade de trabalho e renda para a comunidade.

Organização / Funcionamento

  • O Instituto da Caridade deve cadastrar e visitar as famílias que chegam através da distribuição da sopa aos domingos e também pela indicação de pessoas atendidas ou envolvidas com a Nossa Casa do Caminho.
  • Na visita, os voluntários verificam a situação da família (materialmente, emocionalmente, espiritualmente) e fazem uma entrevista preenchendo o formulário de cadastro que contém desde as informações básicas até as mais específicas sobre a situação familiar.
  • Após a entrevista, o voluntário convida a família a conhecer e a participar de alguma das atividades da Nossa Casa do Caminho. Junto com a família, poderão identificar a melhor opção e possibilidades para que os membros da família possam usufruir e estarem envolvidos com algum de nossos projetos.
  • Para que a família receba o auxílio da Nossa Casa do Caminho, é muito importante que participem assiduamente da atividade escolhida (oficinas, evangelização, palestras, sopa fraterna entre outras), onde os responsáveis por cada área de trabalho poderão acompanhar a situação familiar e auxiliar dentro das possibilidades.
  • O ideal é que as visitas aconteçam pelo menos 1 vez no mês para o bom acompanhamento da real situação.

1 – Triagem Assistencial
Compete ao Instituto da Caridade executar a triagem visitando o lar da família, e também, recebendo na Casa do Caminho para agendamento de triagem e visita ao lar.

2 – Sopa Fraterna Bezerra de Menezes
É destinada especialmente à alimentação e ao tratamento espiritual das crianças e adultos que participam das atividades da Nossa Casa do Caminho.
Compete ao Instituto da Caridade, juntamente com a direção da Nossa Casa do Caminho, providenciar os meios necessários para o preparo da sopa, bem como a escolha de seus dirigentes. Será de caráter obrigatório o estudo do manual da sopa por todos que participam ou venham a participar desta atividade. Demais orientações, ver o Manual da Sopa.

3 – Campanha de Fraternidade Auta de Souza
Tem por finalidade a divulgação do trabalho realizado na Nossa Casa do Caminho, nos lares (de porta em porta), através da difusão de mensagens edificantes e também no intuito de arrecadar donativos como roupas, alimentos, calçados, entre outros, que serão posteriormente distribuídos às famílias carentes, previamente cadastradas. A CFAS é também um tratamento espiritual, através de seus voluntários leva a prece e a mensagem aos lares.

4 – Caravana Francisco de Assis
É responsável pela assistência material às famílias que podem estar ou não vinculadas a Nossa Casa do Caminho. O atendimento é feito após o processo de triagem e a visita ao lar.

5 – Oficinas
As Oficinas móveis são responsáveis pelo trabalho de laborterapia, que são atividades manuais que visam despertar o espírito comunitário entre as pessoas. Alguns exemplos de atividades manuais podem ser realizadas: crochê, tricô, bordado, tapeçaria, pintura, costura, fuxico, entre outros.
Os cursos são gratuitos e destinados especialmente às famílias de baixa renda. Apenas para os alunos de baixa renda, a Nossa Casa do Caminho irá fornecer gratuitamente todo material do curso.

6 – Trabalho Comunitário com as famílias
É uma atividade realizada com os adultos. Eles trabalham em regime de mutirão (voluntários e a família), seja reformando casinhas, limpando quintais, ou construindo cercas com objetivo de melhorar o lar da família ou da Nossa Casa do Caminho.

7 – Horta Caseira
Consiste em pequenas hortas em fundos de quintais ou locais comunitários, que proporcionam o aprendizado e a permuta de mudas e verduras, entre as famílias, para que a diversidade de produtos resulte em uma nutrição mais completa.

8 – Assistência à Gestante
Consiste no amparo à maternidade, com orientações sobre a importância da reencarnação à luz da Doutrina Espírita e com a preparação para uma gestação saudável, responsável e consciente, despertando-a para a prática do auxílio mútuo pela confecção do enxoval e ainda, tratando sobre a prevenção do aborto.

9 – Caravana de Assistência – Jerônimo Candinho
Qualidade de vida para a terceira idade – É responsável pela assistência material aos idosos. O atendimento é feito após os procedimentos de triagem.

Oferecer a VISITA FRATERNA que deve ser pré-agendada com antecedência com o voluntário. Nesse dia poderá ser realizado o CULTO DO EVANGELHO NO LAR e entregue uma cesta com legumes e verduras frescas, uma mensagem edificante e o Evangelho Segundo o Espiritismo.

plugins premium WordPress