As ações deste Instituto visam amparar os animais de rua e os que se encontram sob maus tratos; contribuir com o meio ambiente, através de práticas como a reciclagem, a arborização, construção de hortas e jardins medicinais, incentivando e instruindo as pessoas na construção e cuidado com as mesmas.
Objetivos
- Possibilitar a educação consciente em relação à proteção e aos cuidados com os animais e com a natureza.
- Incluir os profissionais e acadêmicos de Medicina Veterinária nos processos de ensino e de educação da sociedade.
- Atuar por meio de intervenções em escolas levando às crianças, adolescentes e adultos informações a respeito do bem-estar animal e de conscientização sobre o meio ambiente e as formas que podemos trabalhar para diminuir o maltrato aos nossos irmãos animais e vegetais.
- Torná-los agentes sociais transformadores, diminuindo o número de animais abandonados, o que contribui diretamente para a melhoria da qualidade de vida animal e humana.
- Auxiliar na formação de uma nova consciência na população, principalmente nas crianças que ao adquirirem uma visão diferenciada em relação aos animais e as plantas, poderão disseminá-la em casa e na comunidade.
- As ações desenvolvidas pelo Instituto são principalmente de cunho educacional, sendo estas feitas por meio de peças teatrais infantis ou por meio de palestras e material impresso educativo (livreto) que podem ser realizadas em escolas, em associações comunitárias ou outros locais, e também pela divulgação nas mídias sociais.
- Agregar conhecimento no sentido do uso das ervas para fazer chás, medicações e como meio de cura.
1 – Proteção aos animais da comunidade
Através de palestras educativas em parceria com a Faculdade, trazer informações à comunidade em relação aos cuidados com os animais e trabalhar assiduamente no combate aos maus tratos com ações diretas nos lares dos assistidos.
2 – Meio ambiente – Reciclagem
Estimular o cuidado com o meio ambiente através de palestras e cursos de conscientização e de reaproveitamento de materiais reciclados. Abordar importância do trabalho realizado pelos catadores de lixo e demais envolvidos no processo de reciclagem para a preservação do meio ambiente para as futuras gerações.
3 – Arborização – Plantando flores e sementes
Trabalhar com crianças e jovens, conectando-os a natureza, mostrando a importância de plantarmos e cultivarmos com amor e carinho as sementes que chegarão até nós. Impulsioná-los ao cultivo com gentileza, fazendo com que eles cuidem do crescimento da planta e melhorem a qualidade de vida do bairro e do planeta.
4 – Horta Comunitária
Trabalhar na construção de uma horta comunitária além de nos unirmos para construir hortas nos lares dos assistidos, cultivando dessa forma uma alimentação mais saudável, conectando-se mais a natureza e a tudo que ela nos provê.
5 – Jardim Medicinal
Construção de uma mandala de ervas para uso nas terapias com as plantas.
Organização / Funcionamento
- O Instituto da Caridade durante a visita às famílias verificará quantos animais tem na casa e as condições que eles vivem.
- Realizará o cadastro de cada animal e sua situação para acompanhamento.
- Verificará os possíveis assistidos que gostariam de se voluntariar na construção das hortas.
- Cabe à coordenação de cada instituto sempre manter as famílias atualizadas em relação às palestras educativas e que contribuirão para o crescimento moral e educacional dessas famílias, pois quando respeitamos a natureza e os animais elevamos nossa vibração alterando o padrão em que vibramos, trazendo para nossas existências luz, harmonia e melhor qualidade de vida.